quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Quatro escolas disputam o Título do Carnaval 2010

Mestre-Sala e Porta-Bandeira (Morro da Saudade)

Foto: Arquivo - Prefeitura de Mariana


Agremiações vão desfilar no domingo na Avenida Getúlio Vargas

Entre as muitas atrações do Carnaval 2010, o desfile das escolas de samba é a que mais mexe com o coração dos marianenses. Afinal, a saudável disputa para saber qual é a melhor escola de Mariana já é tradição e movimenta a comunidade muito antes da folia começar. Esse ano quatro escolas brigarão pelo título no dia 14, domingo.

As escolas serão avaliadas em 10 quesitos: Bateria, Samba Enredo, Harmonia, Evolução, Enredo (tema), Conjunto, Alegorias e Adereços, Fantasias, Comissão de Frente e Mestre Sala e Porta Bandeira. Quatro jurados serão responsáveis pela avaliação. O tempo de desfile de cada agremiação será de uma hora e dez minutos e cada uma deverá levar para a avenida no mínimo 150 componentes.

Antes, no sábado, as escolas mirins é que entraram na avenida. Entre elas não há competição. Cada uma terá 50 minutos de desfile.

Conheça um pouco de cada escola e o tema que elas levarão para a avenida em 2010:

Escola Morro da Saudade

Fundação Dezembro de 1984

Local: distrito de Passagem de Mariana

Presidente: José Arlindo Pinto

No carnaval de Mariana: Campeã em 2007, 2008 e 2009

A data oficial de sua fundação é 16 de dezembro de 1984, mas a história da Escola de Samba Morro da Saudade é bem mais antiga. Tudo começou em 1975, quando um grupo de pessoas desfilava pelas ruas do distrito de Passagem de Mariana batucando em latas. Esse era o Bloco da Latinha, responsável pela alegria de multidões no carnaval daquela comunidade.

Carnavais se passaram e o Bloco da Latinha cresceu, até que em 1984, a Escola de Samba foi criada oficialmente. Depois de alguns anos desfilando no distrito, a Escola foi convidada a participar do Carnaval de Mariana, até que, em 2000, passou a desfilar oficialmente juntamente às demais escolas. Desde aquele ano, com exceção de 2005, a agremiação participou de todos os carnavais. Hoje ela é a atual tri-campeã do Carnaval de Mariana

Nas nove edições em que participou, obteve dois vice-campeonatos (2004 e 2006) e três títulos (2007, 2008 e 2009). Ano passado, foi campeã com o tema “Festas populares brasileiras”, retratando a tipicidade de cada região. Em 2010, para tentar o tetra-campeonato, o tema escolhido é “Educação”.

Escola Acadêmicos do Barro Preto

Fundação: 2007

Local: Bairro Barro Preto

Presidente: Fátima Aparecida Lopes Cardoso

No carnaval de Mariana: 3º participação

Das reuniões de fundo de quintal e do churrasco entre amigos, amantes do samba, veio a ideia de se criar uma escola de samba. Foi assim que surgiu, em 2007, a Acadêmicos do Barro Preto. A Escola é a mais jovem agremiação da cidade e desfilará pela terceira vez em sua história.

No último carnaval, cerca de 180 pessoas participaram do desfile da escola, que levou para a avenida a história da imprensa no Brasil. Esse ano, com o enredo “Circo”, buscará a primeira conquista para sua galeria.

Escola de Samba Vila do Carmo

Fundação: 23 de fevereiro de 1980

Local: Bairro Santana

Presidente: Sinval Ferreira

No carnaval de Mariana: 17 títulos conquistados em 27 participações

A Escola Vila do Carmo completa, em 2010, 30 anos de fundação. Ao longo sua trajetória esteve presente nos carnavais de Mariana encantado os foliões com seu brilho e elegância nos desfiles. Criada na década de 80, a escola era composta inicialmente por 40 membros. Dois motivos levaram a escolha de seu nome: Vila do Carmo foi o primeiro nome da cidade de Mariana e o bairro Santana, onde fica a sua sede, é banhado pelo Ribeirão do Carmo.

Além da Escola Principal, em 1983 foi criada a Escola de Samba Mirim Vila do Carmo, que também tem mostrado um grande trabalho nos desfiles em que participa.

Em 2009, a Vila do Carmo foi a terceira colocada no Carnaval de Mariana com o enredo “O Sonho de Santos Dumont fez o homem sair do chão”, homenageando o pai da aviação. Esse ano terá como enredo “O fogo” em busca de mais uma conquista para sua já engrandecida galeria de títulos.

Escola Mocidade Independente do São Gonçalo

Fundação: Novembro de 1996

Local: Bairro São Gonçalo

Presidente: Márcio Geraldo Guimarães Dias

No carnaval de Mariana: Vice-Campeã em 2003

Até o ano de 1996, apenas duas escolas se apresentavam no Carnaval de Mariana. As atividades das agremiações encontravam-se praticamente paradas. Em meio a esse problema, uma reunião entre amigos decidiu pela fundação de uma escola de samba que viesse para trazer de volta a alegria da folia marianense. Nascia a Mocidade Independente do São Gonçalo.

Um episódio marcou a história da Mocidade Independente. Foi em 2003, ano em que foi a vice-campeã do Carnaval da cidade. Em pleno desfile, o então presidente da Escola, Sr. Euvécio Martins, sofreu um ataque cardíaco, vindo a falecer para susto dos foliões que acompanhavam às apresentações. Foi um Carnaval de comemorações, pela conquista do vice, e também de tristeza pela perda da pessoa responsável pela fundação da Escola.

Além das apresentações no Carnaval, a Escola participou do Cortejo Cultural, dentro do Festival de Inverno de 2009 e do Infância Brasil, em 2007. Mesmo com as dificuldades enfrentadas, a Mocidade se manteve e, esse ano, se prepara para a 13º participação no Carnaval da cidade.

Em 2009, a Escola terminou em 4º lugar. O enredo escolhido foi "As danças folclóricas no Brasil". Esse ano, com o enredo "Mocidade nas quatro estações", buscará o topo do pódio de premiação.

Escola Mirim Mocidade Independente do São Gonçalo

Fundação: 1999

Local: Bairro São Gonçalo

Presidente: Márcio Geraldo Guimarães Dias

Três anos após a criação da escola adulta, viu-se a necessidade de se criar uma escola voltada exclusivamente para as crianças. Para atender a esse público, em 1999, surgia a Escola Mirim Mocidade Independente do São Gonçalo.

As crianças que moravam próximas ao local de produção e ensaio da Mocidade eram atraídas pelo o que era feito ali, começando a se envolver nos trabalhos. Muitas dessas crianças sentiam vontade de se apresentar pela escola, porém ficavam impossibilitadas, devido principalmente ao horário em que eram realizados os desfiles. Para permitir a participação da garotada, a Escola foi criada.

Os resultados são visíveis. Muitos dos ex-integrantes da Escola Mirim hoje fazem parte da escola adulta. Em 2009, por motivos internos, a Escola Mirim não desfilou, mas em 2010 volta com toda a sua força. Em ano de Copa, o enredo não poderia ser outro: "Copa do Mundo 2010." Mais de 150 crianças são aguardadas para animar o desfile no Carnaval marianense.

Escola de Samba Mirim Maestro Atayde

Fundação: 2002

Local: distrito de Passagem de Mariana

Presidente: Eduardo Júnior

A Escola surgiu em janeiro de 2002 e tratou de desfilar no Carnaval do mesmo ano. A iniciativa para a criação veio de Dona Geni Leocádia, que ao ver duas crianças tocando latas em frente à sua casa teve a ideia de ensaiá-las e sair às ruas do distrito. Com a ajuda de seus netos, que se mostraram empolgados com a iniciativa, a Escola Mirim Maestro Atayde deu seus primeiros passos. No final, 40 crianças desfilaram no Carnaval de Passagem de Mariana naquele ano.

O nome da Escola é uma homenagem à Atayde dos Santos, músico, maestro e compositor da Sociedade Musical São Sebastião.

A Escola desfilou no Carnaval de Mariana pela primeira vez em 2003. Desde então, não parou mais. Em 2009 saiu às ruas com o enredo "Brincadeira de criança: do pegador ao computador", fazendo uma alusão às maneiras das crianças brincarem no passado e nos dias atuais. Esse ano fará um "Tributo ao amor". Cerca de 130 crianças integram o grupo da Escola Maestro Atayde.

Escola de Samba Mirim Vila do Carmo

Fundação: 1983

Local: Bairro Vila do Carmo

Presidente: Maria Madalena Ferreira

A Escola de Samba Mirim Vila do Carmo é a mais antiga de Mariana, criada em março de 1983. Fundada por um grupo de pessoas da própria comunidade, a Escola tem como propósito fazer um trabalho social com as crianças e adolescentes que compõe o grupo.

Este ano, a Escola trás o enredo “Vila do Carmo Mirim exalta e valoriza o folclore brasileiro”. Trabalhando o tema com muita alegria e cor, o grupo pretende incentivar os foliões a conhecer, cada vez mais, o nosso folclore, valorizando a sua importância para a manutenção da nossa cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário