segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Paulistas se rendem ao Carnaval de Mariana

Atrativos do município e de demais cidades históricas foram apresentados em São Paulo. Zé Pereira da Chácara animou o encontro


SÃO PAULO . Toda folia e tradição do carnaval dos mineiros venceram as fronteiras do estado e chegaram à quarta maior cidade do mundo. Foi lançada, nesta sexta-feira, 29, em São Paulo, a segunda edição do projeto Carnaval das Cidades Históricas. O encontro aconteceu no Espaço Minas Gerias, no centro da capital paulista, e reuniu a secretária de Turismo de Minas Gerais Érica Drumond, o prefeito de Mariana Roque Camêllo e representantes das demais cidades que integram o projeto.
O intuito do evento foi apresentar à imprensa e aos agentes de turismo paulistas a proposta do carnaval típico, com a cara de Minas, adotado pelas principais cidades históricas do estado. O encontro teve também um objetivo a médio prazo: contribuir para inserção definitiva de Minas Gerias nos roteiros oferecidos aos turistas paulistas.

O lançamento foi aberto pela secretária de Turismo do estado Érica Drumond. Ela afirmou que o carnaval de cada região tem seu valor, mas ressaltou que nossos municípios têm um diferencial: “As cidades históricas oferecem um carnaval em um museu a céu aberto”. A secretaria citou ainda como outro atrativo o fato de o carnaval das cidades históricas ser voltado para toda a família, garantindo tranquilidade e diversão para todas as idades.

O prefeito Roque Camêllo aproveitou a oportunidade para falar do tema escolhido para o carnaval de Mariana este ano e da programação dos cinco dias de folia. “Reciclar é viver tem um sentido universal, significa reciclar as pessoas, mudar o país, criar coragem”, disse ele. Quanto às atrações escolhidas para animar o carnaval da cidade, o prefeito afirmou que a intenção é levar para as ruas do município algo mais genuíno e fazer do próprio povo o artista principal da festa.

Após o lançamento, os presentes viram uma prévia da folia que vai tomar conta da cidade, entre os dias 12 e 16 de fevereiro. Cada município levou para a capital paulista uma de suas atrações para o Carnaval 2010. Mariana foi muito bem representada pelo tradicional Bloco Zé Pereira da Chácara. Os centenários “catitões” fizeram sucesso entre os paulistas.
Do Espaço Minas Gerais as atrações seguiram para o Museu de Artes de São Paulo (MASP), na famosa Avenida Paulista. Lá quem passou pela calçada teve um aperitivo do carnaval mineiro, um convite para que, neste e nos próximos carnavais, venham ver a festa que o estado tem a oferecer.

Espaço Minas Gerais

O Espaço Minas Gerais, onde foi lançado o Carnaval das Cidades Históricas, faz parte de um projeto do governo de Minas Gerais que visa estimular a captação de novos negócios, em especial no setor turístico, para o estado. O local capacita, semanalmente, agentes e operadores de turismo. O intuito é conquistar de vez o maior mercado emissor de turistas do Brasil, São Paulo. Segundo a secretária de Turismo, Érica Drumond, uma pesquisa realizada revela que 30% dos paulistas não querem sol e mar. Porém, hoje, eles não encontram produtos de Minas nas agências de São Paulo.

Carnaval das Cidades Históricas

Em 2010 acontece a segunda edição do Carnaval das Cidades Históricas. Após o sucesso da primeira edição, no ano passado, o projeto, que reunia apenas os municípios de Mariana, Ouro Preto e São João Del Rei, passou a ter também como integrantes as cidades de Diamantina, Tiradentes e Sabará, além do apoio das Secretarias de Estado de Turismo e de Cultura de Minas Gerais. O projeto visa valorizar a tradição regional, preservar o patrimônio cultural do estado e incentivar o turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário