quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

E lá vem o Circovolante

Última noite de carnaval comprova a diversidade da festa marianense

Quem veio à Mariana neste carnaval, ou só deu uma passada rápida pela cidade, pôde comprovar. É o carnaval mais plural de Minas Gerais. Exaltando obviamente as tradições carnavalescas que fazem desta uma folia "histórica", enraizada na cultura mineira, Mariana deu destaque aos blocos de rua, suas fantasias e marchinhas. Também não podemos esquecer de elementos que são, sem sombra de dúvida, patrimônio cultural e fonte de orgulho dos marianenses, como os Catitões do Zé Pereira da Chácara, com 164 anos de carnaval. E quem buscou algo fora desse contexto, encontrou ritmos que iam do axé ao funk. Merengue, salsa, forró e até bateria de escola samba compuseram o repertório carnavalesco. E falando em samba, vale lembrar e parabenizar mais uma vez a Escola de Samba Morro da Saudade pelo tetra-campeonato, fruto uma apresentação de encher os olhos.

Mas pra quem pensou que não havia mais o que ver de diferente nessa festa tão plural, uma surpresa: palhaços nas ruas em pleno carnaval! Distribuindo alegria em toda a extensão de seu cortejo, o Circo Volante mostrou a que veio com muita música e diversão na noite desta terça-feira (16). Seguido por centenas de foliões, a trupe comandada pelos palhaços Xinxin (Xisto Siman) e Juaneto (João Pinheiro) trouxe diversos ritmos através de uma banda completa, acoplada num veículo puxado "no braço". Sambas-de-roda, cirandas, côcos e maracatus, o batuque dos congados e as folias do Divino Espírito Santo e dos reis magos, pernas-de-pau, caras pintadas e muita alegria fizeram o publico esquecer que era a ultima noite dessa festa que vai deixar saudade.

O Cortejo do Circo Volante mostrou por que tantas famílias vêm a Mariana curtir o carnaval: não bastasse a segurança da festa, ela é pensada para todas as idades. Pais e filhos compunham uma parte considerável da massa que seguia os palhaços. O ouropretano João Cardoso, vendedor, trouxe os filhos Pedro (9) e Júlia (11) à caráter para brincar na festa dos palhaços. "É um cortejo muito bonito, animado, as crianças gostam bastante. E eu as trago sem medo, o carnaval em Mariana é seguro" disse o vendedor. A apresentação irreverente da trupe e a quantidade de pessoas que os acompanharam pelas ruas do centro histórico deram a certeza de que o Circo Volante tem muito o que comemorar nesses 10 anos de existência. Lembrando aqui, que esse ano, graças à eles, Mariana recebe o II Encontro Internacional de Palhaços, que acontecerá no mês de abril. Agora é aguardar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário