domingo, 14 de fevereiro de 2010

Escolas de Samba Mirim desfilam em Mariana

A avenida Getúlio Vargas transformou-se em “passarela do Samba” para o desfile das mirins.


No sábado, dia 13, a criançada deu início aos desfiles das escolas de samba no carnaval de Mariana. As agremiações mirins apresentaram-se diante do público que compareceu à avenida Getúlio Vargas. Três escolas desfilaram na noite: Mocidade Independente do São Gonçalo, Maestro Atayde e Vila do Carmo.A primeira a sair na avenida foi a Mocidade, que esse ano apresentou o enredo “Copa do Mundo 2010”. Os pequenos sambistas entraram no clima do evento futebolístico mais aguardado que será realizado na África do Sul. A Escola Maestro Atayde levou, literalmente, a brincadeira para a passarela do samba. O seu enredo foi “Brincadeira de criança: do pegador ao computador”, fazendo uma alusão às maneiras de diversão das crianças no passado e hoje em dia. A última a se apresentar foi a Vila do Carmo, que exaltou a cultura brasileira em seu enredo, “Vila do Carmo Mirim exalta e valoriza o folclore brasileiro”.

Centenas de crianças participaram dos desfiles. Foi exatamente com esse objetivo, o de incluir os pequenos nos festejos de carnaval, que surgiu a ideia de criar escolas exclusivamente infantis. "Como se tornava inviável para as escolas adultas levarem as crianças para desfilar no carnaval, até mesmo pelo horário dos desfiles, algo especial precisava ser feito para não deixá-las de fora da folia. Foi assim que nasceu a iniciativa de se criarem as agremiações voltadas para esse público", explicou Márcio Guimarães , presidente da Mocidade Independente. Sobre esse espaço dado às crianças, Eduardo Paiva, presidente da Escola de Samba Mirim Maestro Atayde, ressaltou os resultados positivos gerados para elas: “A importância disso é muito grande. A gente vê a euforia das crianças em dançar e tocar. A gente trouxe isso para elas provarem que são tão capazes quanto os adultos de fazer uma escola de samba bonita”, afirmou.

Eduardo Assunção (16), que está quatro anos na Maestro Atayde como intérprete, relatou que nesse período viveu experiências muito construtivas. O intérprete ainda deu um recado para a criançada: “A Escola de Samba Mirim é uma preparação. É nela que se tem uma noção de como é tocar no carnaval”, afirmou.

O prefeito de Mariana, Roque Camêllo, prestigiou o desfile das escolas mirins. Ele aproveitou para falar sobre o espaço especial dado às crianças na cultura marianense: “A criança não é apenas o futuro do Brasil, ela já é o Brasil. Nós temos que dar esse espaço para a criança brincar, para que a criança sinta que ela faz parte da nossa comunidade. A criança não é o elemento da sociedade que fica em casa escondido. A criança faz parte da cultura do Brasil”, disse.

O prefeito falou sobre o que tem achado do carnaval na cidade. "Mariana, desde o ano passado, resolveu tomar um novo rumo ao fazer um carnaval mais popular. Já começamos bem em 2009, fazendo com que o nosso carnaval fosse algo que representasse a vontade do povo. Este ano, nós estamos vendo, de um modo ainda mais evidente, porque a participação é mais intensa”, disse o prefeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário