domingo, 14 de fevereiro de 2010

Carnaval de Rua agita os foliões de Mariana

Samba, chorinho, marchinhas, frevo e blocos tradicionais foram as atrações do segundo dia do carnaval marianense.


A noite de sábado (13) teve início com a apresentação do grupo Ousados do Samba sacudindo os foliões que se reuniram na praça Gomes Freire. O Grupo interpretou sucessos de grandes cantores brasileiros. Quem compareceu ao local não ficou parado com o som dos artistas.


Mais tarde, o samba foi interrompido para dar passagem ao Bloco Zé Pereira da Chácara. O grupo saiu da Toca do Zé Pereira, desceu a rua Dom Viçoso , passou pelo Jardim e encerrou seu desfile na Praça da Sé. Quem descia com o bloco foi juntando-se aos catitões, passistas e ao temível Boi da Manta, formando ao final uma grande aglomeração. Pessoas de todas as idades acompanharam e se divertiram com a apresentação do mais tradicional bloco de rua de Mariana, que completa 164 anos nesse carnaval. Maria José Chaves, presidente do Zé Pereira, mesmo fazendo parte há mais de 30 anos do grupo, se sentiu emocionada ao ver o bloco desfilando novamente pelas ruas da cidade. Para quem acompanhou o desfile de perto, o encanto em ver os bonecos gigantes ficou visível. Como para Fernando Izaque, morador do bairro Chácara e que acompanha o Zé Pereira há cinco anos. “As imagens representadas empolgam a gente. Elas ilustram pessoas vivas que nos querem transmitir algo de interessante", disse Fernando que acompanhou o desfile ao lado de da esposa e da filha.

Na praça da Sé, o Grupo Vira Saia apresentou-se resgatando o tradicional carnaval brasileiro. Eles interpretaram músicas feitas há mais de 100 anos e que se encontravam quase esquecidas no tempo. Marchinhas, frevo, maxixe, e também o chorinho, foram os destaques do show. O Vira Saia fez uma viagem às décadas de 30,40,50 e 60 ao apresentar sucessos de artistas consagrados, como Noel Rosa, Waldir Azevedo, Matias da Rocha e Joana Batista Ramos (autores do frevo Vassourinhas, tradicional do carnaval pernambucano), entre outros. Segundo o vocalista Tuca Costa, a intenção de um trabalho como esse é mostrar para os grupos que surgem atualmente que eles também são capazes de transformar relíquias da cultura musical em espetáculos como o apresentado diante do público que compareceu à praça da Sé.

Além do Vira-Saia, outro grupo que resgatou as tradicionais marchinhas de carnaval foi a Incrível Banda que se apresentou no coreto da Praça Gomes Freire. Grandes sucessos dos antigos carnavais brasileiros foram interpretados por seus músicos. O show da Incrível Banda encerrou o dia de apresentações no circuito Jardim/Praça da Sé

Nenhum comentário:

Postar um comentário